ANÚNCIO

Heapa revoluciona atendimento com prontuário afetivo

No Hospital Estadual de Aparecida de Goiânia Cairo Louzada (Heapa), uma abordagem inovadora tem revolucionado o atendimento ao paciente, visando aprimorar sua recuperação clínica. Conhecida como “Prontuário Afetivo,” essa iniciativa, lançada em abril de 2023 pela equipe multiprofissional do Governo de Goiás, tem como principal objetivo estreitar os laços entre os profissionais de saúde, os pacientes e suas famílias.

O Prontuário Afetivo consiste na coleta de informações pessoais junto aos familiares, resultando em um registro detalhado das preferências e particularidades de cada paciente. Dados como gostos, apelidos, religião, hobbies, cidade de origem, profissão, nome e espécie do animal de estimação, bem como assuntos de interesse, são cuidadosamente anotados.

Flávia Rosemberg, diretora geral do Heapa, explica que essa abordagem visa criar um ambiente de cuidado altamente personalizado, incorporando aspectos emocionais e espirituais do paciente. Reconhece-se, assim, a singularidade de cada indivíduo e suas necessidades específicas.

Em um cenário de intensa atividade e elevado volume de atendimento, como é comum em unidades de urgência e emergência, o Prontuário Afetivo desempenha um papel fundamental na construção de vínculos sólidos entre os profissionais de saúde e os pacientes.

Andressa Guimarães, coordenadora da equipe multiprofissional do Heapa, enfatiza que ao compreender o que traz felicidade ao paciente e ao conhecer sua história de vida, é possível influenciar diretamente o plano terapêutico destinado à sua recuperação.

Inicialmente implementada com êxito para pacientes internados por mais de dez dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto do Heapa, essa abordagem está sendo progressivamente estendida a outros setores do hospital. A equipe de psicologia destaca que, além de contribuir para a redução do tempo de internação, a iniciativa tem um impacto positivo na experiência do paciente durante sua estadia na unidade e ajuda a aliviar a ansiedade dos familiares, que também recebem apoio integral da equipe assistencial.

Além disso, o Prontuário Afetivo revelou-se uma ferramenta eficaz na resolução de conflitos entre pacientes em uma das enfermarias do Heapa. Amador Carlos dos Santos Neto, psicólogo do hospital, compartilha um exemplo notável: “Tivemos um paciente internado que não se relacionava com ninguém. Assim que preenchemos o prontuário afetivo dele, os outros enfermos entenderam as fragilidades e começaram a tratar o paciente difícil de outro jeito, acolhendo-o como ele precisava, mudando o comportamento da enfermaria da água para o vinho.” Essa transformação demonstra o potencial do Prontuário Afetivo em melhorar não apenas a experiência do paciente, mas também o ambiente de cuidados médicos como um todo no Heapa.

Avile o Post post

Mostrar mais

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo