Portal Dicas de Saúde – Ebola: Congo declara nova epidemia

Avile o Post post

A República Democrática do Congo (RDC) declarou segunda-feira (01/06) uma nova epidemia de Ebola na cidade ocidental de Mbandaka, a mais de 1.000 km de um surto em andamento no leste.

O ministro da Saúde, Eteni Longondo, disse que quatro pessoas que morreram foram confirmadas como casos positivos após testes. “Vamos enviar rapidamente a vacina e o remédio [para Mbandaka]”, disse Longondo a repórteres.

“Um novo surto de #Ebola detectado no #DRC ocidental, perto de Mbandaka, província de Équateur. O @MinSanteRDC identificou 6 casos, dos quais 4 pessoas morreram”, escreveu no Twitter o chefe da Organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

“Este surto é um lembrete de que #COVID19 não é a única ameaça à saúde que as pessoas enfrentam”, acrescentou.

11º surto da RDC

A RDC está lutando para acabar com um surto de Ebola de quase dois anos perto de suas fronteiras orientais com Ruanda e Uganda, que deixou mais de 2.200 pessoas mortas. A epidemia atual foi o segundo surto mais mortal da doença já registrado.

As autoridades esperavam declarar o fim do atual surto em abril, com os casos retrocedendo rapidamente, mas um surto no leste o impediu. Este será o 11º surto da RDC desde 1976.

A província de Equateur já experimentou altas taxas de Ebola durante surtos anteriores, por exemplo, em 2018, quando 33 pessoas morreram.

“Esta é uma província que já experimentou a doença. Eles sabem como responder. Eles começaram a resposta no nível local no domingo”, disse Longondo.

Os combates em todo o país africano e a desconfiança dos trabalhadores médicos impediram tentativas de conter surtos no passado.

Mostrar mais

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo