Com a declaração de emergência em saúde pública por causa da Covid-19 e a recomendação de desinfecção de locais e determinados objetos, aumentou o risco de intoxicação por produtos de limpeza.
E para reduzir essas ameaças à saúde a Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária está alertando a população sobre o crescimento dos casos de intoxicação.
De acordo com dados dos Centros de Informação e Assistência Toxicológica, de janeiro a abril deste ano, foram 1.540 registros de intoxicação devido a produtos de limpeza envolvendo adultos, um aumento equivalente a cerca de 23%, comparado ao mesmo período de 2019; e de mais de 33%, com relação a 2018.
Segundo a Anvisa, embora não haja informações que demonstrem o vínculo entre a exposição e os esforços de higienização para evitar a disseminação da Covid-19, parece haver uma associação temporal com o aumento do uso dos produtos.
Ainda de acordo com a agência, os números mostram que os acidentes domésticos envolvendo exposição tóxica a substâncias químicas são mais frequentes com o público infantil. Foram registrados 1.940 casos este ano. Um aumento de 6%, em relação a 2019; e de 2,7%, em relação a 2018.
Entre as orientações da Anvisa, estão a necessidade de manter os produtos de limpeza fora do alcance de crianças e animais; evitar o armazenamento desses produtos em recipientes diferentes e não etiquetados; não permitir que crianças acessem os ambientes onde esses produtos são guardados; não deixar produtos de limpeza em geral embaixo da pia ou no chão dos banheiros.
E em caso de emergências, não provoque vômito e entre em contato com o Centro de Informação e Assistência Toxicológica, no número 0800-722-6001.