É comum que, com o avanço da idade, idosos apresentem lentificação no aprendizado e dificuldades em reter novas informações. No entanto, quando essas alterações se tornam intensas e impactam a rotina diária, pode ser sinal de algo mais sério.
Demências podem ter diversas causas: sequelas de AVCs, traumatismos cranianos, efeitos colaterais de medicamentos, transtornos psiquiátricos, estresse crônico e deficiências vitamínicas.
Além da perda de memória, sintomas como desorientação, discurso repetitivo, desequilíbrios na marcha e mudanças comportamentais indicam a necessidade de avaliação médica detalhada.
Dra. Eliza de Oliveira Borges
Geriatra com área de atuação em Cuidados Paliativos
CRM-GO: 14388
RQE: 9751
- Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Goiás;
- Residência em Geriatria e Clínica Médica pelo Hospital de Urgências de Goiânia -HUGO;
- Titulada em Geriatria pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia -SBGG e em Cuidados Paliativos pela Associação Médica Brasileira – AMB.
- Pós-graduação em Cuidados Paliativos pelo Instituto Pallium Latinoamérica / Medicina Paliativa, Buenos Aires-Argentina;
- Preceptora da Residência em Medicina Paliativa do Hospital Dr Alberto Rassi – HGG;
- Ex-presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia – Seção Goiás (gestões 2020-2022 e 2022- julho de 2024).
Projeto Cuidar
Clínica Viva
Consultas
WhatsApp: (62) 98622-0066
Telefones: (62) 3413-3910 / (62) 98131-1961