ANÚNCIO

Portal Dicas de Saúde – Maioria da população ainda não tem anticorpos contra Covid-19, diz diretor da OMS

Tedros Adhanom, diretor-geral da Organização Mundial de Saúde afirmou nessa segunda-feira (18) que estudos recentes mostram que, mesmo nas regiões mais afetadas pelo novo coronavírus, a proporção da população com anticorpos não supera os 20%. E na maior parte dos lugares está em menos de 10%. Segundo Adhanom, a maioria da população segue suscetível em relação ao vírus.

As declarações foram durante a abertura da edição 73 da Assembleia Mundial da Saúde, evento anual que acontece sempre em maio, em Genebra, na Suíça. Adhanom destacou a dificuldade de famílias numerosas e pobres em manterem o isolamento social e a necessidade de muitos terem que trabalhar para alimentar suas famílias.

No entendimento do diretor-geral da OMS, alguns países estão tendo sucesso ao evitar a transmissão comunitária, enquanto outros estão atravessando sua pior fase e, ainda, há os que estejam avaliando como flexibilizar as restrições para retomar atividades sociais e econômicas.

Adhanom disse que a OMS compreende e respeita o desejo dos países de retomar as atividades, mas alerta para que sejam cautelosos, já que países que avançam com muita rapidez, correm um sério risco de afetar a sua própria recuperação.

A OMS declarou emergência sanitária para a Covid-19 em 30 de janeiro. O diretor da OMS destacou que o mundo não vai ser o mesmo pós-pandemia e que é preciso fazer todo o possível para evitar que essa experiência se repita. Para Adhanom, a ameaça do novo coronavírus demonstra que se a humanidade quer que haja desenvolvimento, é necessário investir em saúde.

Durante a reunião, que este ano acontece virtualmente, foram escolhidos presidente e cinco vice-presidentes para a próxima gestão. Como presidente foi eleita Keva Bain, representante permanente das Bahamas nas Nações Unidas. A gestão atual, encerrada nessa segunda-feira, foi exercida pela China.

Devido à pandemia, o encontro que segue até esta terça-feira (19), teve a agenda reduzida e concentrada na abordagem ao novo coronavírus.

A Assembleia Mundial da Saúde é o órgão de decisão da OMS. Delegações de todos os 194 Estados Membros participam da reunião. Embora a OMS possa fazer recomendações e sugerir cursos de ação, cabe a cada governo determinar sua resposta e agir de acordo com ela.

5/5 - (1 vote)

Mostrar mais

# EBC

EBC. Os artigos são de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do veículo.

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo