ANÚNCIO

Portal Dicas de Saúde – Normalizada distribuição da Vacina Pentavalente nos estados

Após a distribuição do Ministério da Saúde de mais de um milhão e 700 mil doses da vacina pentavalente nos estados, a situação começa a se normalizar no país. A penta é aplicada em bebês de dois, quatro e seis meses de idade e protege contra cinco tipos de doenças: difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e a bactéria hemophilus influenza tipo b, responsável por infecções na garganta e no nariz.

O estado do amazonas recebeu 25 mil doses, sendo que dessas 15 mil serão destinados à capital e 10 mil serão para os outros municípios. A quantidade média de doses aplicadas mensalmente no estado é de 18 mil, e durante o ano de 2019, o Amazonas recebeu 159 mil doses.

Em Brasília, a secretaria de saúde informou que já recebeu 15 mil doses e tem previsão de receber mais 15 mil. A média mensal de doses é de 11 mil, no entanto com o desabastecimento a secretaria informou que seriam necessárias 40 mil doses para normalizar o atendimento.

Em um posto de saúde na capital federal, a balconista de farmácia, Andressa Lopes, falou que sua filha de 6 meses está com uma dose atrasada e que teve que pagar pela primeira dose da vacina.

A servidora pública Samara Carvalho também está preocupada com a situação de sua filha de seis meses, que está com a vacinação três semanas atrasada.

Já em São Paulo, a Secretaria Municipal da Saúde informou que recebeu na última semana mais de 68 mil doses da vacina e há a previsão de receberem mais 68 mil doses nos próximos 15 dias.

Em um posto de saúde no centro da capital paulista, a comerciante Paloma Braga falou que procurou vacina para a sua filha, Ana Luisa de três meses em três postos da região.

Já esses pais que preferiram não se identificar também falaram que procuraram sem sucesso a vacina pentavalente nas semanas anteriores e só a encontraram hoje.

A secretaria de saúde de São Paulo informou também que o consumo médio mensal da vacina pentavalente varia entre 70 a 120 mil doses.

Avile o Post post

Mostrar mais

# EBC

EBC. Os artigos são de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do veículo.

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo